quarta-feira, 21 de março de 2012

Calculadora - Compras Internacionais

Oi Pessoal, tranquilo?

Vocês já leram aqui que esse negócio de ter Cartão Internacional pra comprar fora do país já era...e para complementar vou escrever um pouco sobre os impostos que incidem nas compras feitas fora do país. E como brinde no fim deste post vou inserir uma calculadora de impostos que será de muita utilidade para você que deseja se aventurar nas compras pelo mundo.

Antes de qualquer coisa gostaria de explicar que este tipo de compra não é contrabando. A legislação prevê a taxação que é feita sobre amostras das encomendas, e devido a grande quantidade de encomendas e poucos funcionários nem sempre as encomendas são taxadas. Então se você comprou corretamente, sem alterar o valor declarado ou qualquer outro artifício utilizado para tentar burlar a fiscalização, sua compra é legal, independente de ser taxada ou não.

Não pretendo me delongar neste assunto chato que come nosso dinheiro, no site da receita federal há todas as recomendações (aqui) sobre o que pode e não pode, e qual o valor dos impostos. Resumindo a conta é essa: ((Valor do Produto + Frete)x Dólar)x0,12)x0,60), considerando ICMS de MG (12%) e Imposto de Importação de (60% - Esse é brabo...rsrs). Complicado mas a calculadora que vou passar descomplica tudo.



Se sua compra for taxada:
Você vai receber uma cartinha nada romântica dos correios avisando, daí é só ir nos correios para pagar o imposto e retirar a mercadoria.
Se você não concordar com o valor do imposto cobrado há um formulário que pode ser preenchido para fazer um pedido de revisão do imposto.

Se sua compra não for taxada:
Solte uma caixa de foguete e seja feliz.

Algumas considerações que faço são:
  • Sempre que possível comprar abaixo de 50 dólares (Produto + Frete), desta forma as chances de ser taxado reduzem MUITO.
  • Sempre considere a possibilidade de ser taxado. Compare o preço dos produtos importados com imposto x comprados no Brasil. Tem muita coisa que sai basicamente elas por elas com os preços do Mercado Livre por exemplo.
  • Lembre-se de que o processo de tributação é por amostragem, já fiz compras de 250 dólares que não foram taxadas e já vi casos de taxarem produtos de menos de 50 dólares. Infelizmente é sorte.
Para baixar a Calculadora de impostos clique abaixo:

 
 Abraço!